Bienvenido a una otra América Latina posible

Bem vindo a Uma outra América Latina possível

2°A e 2°B

1 de dezembro de 2007


Depois de ter assistido a uma reunião do cineclube ontem me surgiu a ideia pra um novo tema de discussão pra próxima semana cultural. Tinham levantado a questão e mesmo especulei sobre um tema global, que não se restringisse somente a Brasil ou América Latina.

Nós assistimos ontem um filme que a galera do cineclube trouxe que tratava justamente do poder da informação, do monopólio da mídia e manipulação feita por esta. Eu sempre considerei a alienação um problema muito grave por que boicota a indignação, logo a iniciativa de mudaça. Exemplificando: Se furtam nossa carteira e percebemos temos a chance de nos virar e reagir, mas se essa mesma carteira nos é furtada e no entanto não nos damos conta seguimos caminhando sem fazer nada (um exemplo capitalista, eu sei, mas foi o único no que pensei pra ilustrar xd). O que nos ocorre é que a INFORMAÇÃO, a VERDADE, nos é roubada e logo não reagimos como deve ser a diversas situações simplesmente por que nem temos conhecimento delas.

Depois de todo o lenga-lenga, o tema que queria propor é : Ditadura do silêncio.

Não vivemos numa ditadura onde somos silenciados a força, no entanto somos sutilmente calados. Nossa indignação é calada através da alienação, negam ao povo educação de qualidade, oferecem programas tolos e chamarizes, manipulam as verdades e logo usurpam nossa iniciativa. Enfim, em geral, o tema que queria propor para ser trabalhado é a Alienação, dentro do qual poderíamos falar sobre monopólio da mídia, poder da informação, traçar inclusive um paralelo com a ditadura política que conhecemos.


Bom, foi só uma ideia. Um grupo trabalhou o tema da mídia esse ano se não me engano. Enfim, só sugestão mesmo XD.


Falow então companheiros revolucionários o/

6 comentários:

Prof.Pedro disse...

POxxaaa!!! Super tema, muito em pauta, pois temos agora a TV pública, acho q nunca a mídia e a informação estiveram tanto em cena. NOssa sociedade caminhou para a era da informação, e cá estamos, agora precisamos avançar nas discussões sobre as formas de propagação e domínio sobre os meios de propagação.O direito à indignação é prioridade, e para isso a informação livre é de primeira necessidade!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostei!
Ehh um grupo falou sobre a mídia sim (:
e eu assisti uns vídeos sobre o poder de manipulação da mídia, depois eu posto uns links (:

tuuudo a ver com o filme 'A revolução não será televisionada!'

axei a idéia de tema ótima :*

Anônimo disse...

Tudo a ver com "A revolução não será televisionada" e com "Muito além do cidadão Kane". A distribuição do filme foi proibida, por motivos óbvios.

Não que eu tenha visto...já que é proibido...e se alguém estivesse passando seria crime...logo eu não vi (A)

Prof.Pedro disse...

Mai, tb n vi Muito além do cidadão Kane, mas pelo q me falam tem tudo a ver mesmo! Nos sentimos inseguros, pois n temos certeza de até onde podemos acreditar nas notícias. Há um grupo que defende a idéia de que podemos nos libertar da dominação da mídia golpista, qdo aprendemos a fazer mídia, desta forma entendemos como se dá a manipulação, e de que forma os interesses do capital se manifestam nos meios de comunicação.

Mai. disse...

Professor, é verdade.

Ninguém sabe melhor como a informação é manipulada que o próprio manipulador.
Conhecer é o primeiro passo pra destruir.



Alguém a fim de me bancar um conversor, um video cacete e uma antena? XD