Bienvenido a una otra América Latina posible

Bem vindo a Uma outra América Latina possível

2°A e 2°B

Link pro grupo de Condições Femininas

25 de setembro de 2007

Oii
Achei um artigo interessante pra vocês!
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=29714

Preciso começar a me concentrar nas minhas pesquisas... Logo posto algo do meu grupo ^^

Bjos!!


Fala galera... Seguindo a ideia última postagem, mostro aqui o segimento do texto a partir do o processo do endividamento na economia capitalista, em países com desenvolvimento tardio. Tendo então as conseqüências em termos das políticas econômicas e sociais. Sendo essas consequências fatais em uma forma ética para manter a sobrevivência! Um cenário, de aumento do desemprego e queda da renda da renda das famílias, com a piora dos serviços públicos sociais (saúde e educação, principalmente). O tráfico de mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual comercial é resultado das contradições sociais, acirradas pela globalização assim aprofundando as desigualdades de gênero, raça e etnia.Confirma-se assim, a relação entre pobreza, desigualdade, ocorrendo das zonas rurais para as zonas urbanas e das regiões menos desenvolvidas para as mais desenvolvidas, assim como dos países periféricos para os centrais. Os maiores índices de exportação são os de mulheres e adolescentes para tráfico doméstico e internacional, o que deixa claro a mobilidade de mulheres e adolescentes nas fronteiras configurando o tráfico como um fenômeno relacionado com o processo de migração para servir ao turismo sexual e pornografia, submetidas assim a constrangimentos tão diretos e brutais, fazendo parte então da economia informal. Vender o corpo, ou mais precisamente alugá-lo para uso sexual, é um recursos quando os meios legítimos de aquisição econômica (principalmente pelo trabalho ou pelo auxílio social) são inacessíveis. Fui... Natália Esplendor.ks:


http://www.geocities.com/tercercoloquio2003/coloquio/balanco-pinto-milani.PDF
http://www.cepal.org/
http://ctv.incubadora.fapesp.br/portal/artigos/relacoescriminosas
http://pascal.iseg.utl.pt/~socius/publicacoes/wp/wp200504.pdf
http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n3/a16v18n3.pdf

Fui...
Natália Esplendor.

Educação-Política pública

24 de setembro de 2007

Componentes do grupo:Lígia, Rafael Davanço, Isabela Dias, Juliana Cristina, DesyreeTodos do 2°B

Bom, por enquanto, temos dois modelos de trabalho:
1°(sugerido pelo Douglas)Fazer um Preâmbulo com informações sobre nosso ponto de vista em relação a educação atual no Brasil, e mostrar idéias de autores como Paulo Freire, Istivan Mezaros(educação pra além do capital), e José Martin. E mostrar que a Educação é totalmente direcionada conforme os objetivos do governo (usando exemplo dos espartanos, atenienses, e educação na Id. Média)E partir daí para comparar a Educação Brasileira(mercado de trabalho) e Cubana(humanização)

Agora estamos pensando e pesquisando uma outra opção sugerido pelo Fábio... Até agora estamos lendo um livro emprestado dele, falando sobre Pedagogia Libertária e pedagogia crítica, Pedagogia do Oprimido, e pedagogia da autonomia Depois de lermos, criaremos uma base mais fixa, para juntar os dois modelos de trabalho, fazendo uma crítica a educação, incluindo a educação do nosso colégio... Por enquanto é só isso ainda...

Não temos uma idéia da linguagem do nosso trabalho...

Desenvolvimento sustentável, é possível?


Fala-se muito nas discussões sobre a vida no Planeta Terra usando-se o termo desenvolvimento sustentável. A mim, enquanto matemático, essa expressão é algo incoerente e inatingível, ao menos com o sentido usual. Os difusores do sistema capitalista tentam fixar no imaginário coletivo, através dos seus meios de comunicação, a idéia de que a destruição, o extermínio de vegetais e animais, o consumo desnecessário e predatório, de uma forma mágica, podem se dar de maneira sustentável ao Planeta. A única sustentabilidade que enxergo com a manutenção dos modos de produção e consumo atuais é a da concentração riquezas, globalização da miséria e aprofundamento das desigualdades.
Um elemento importante dessa discussão é o crescimento populacional, este se dá de maneira exponencial (*) (**) (****) (********) (****************)... Porém há que se alertar que isoladamente o questão da manuntenção dos recursos naturais necessários à sobrevivência do homem, não depende apenas do crescimento populacional. O que está diretamente ligado à incoerência do termo é o fato de que, aliado ao crescimento exponencial da população, vem a reprodução exponencial dos modos insustentáveis de vida consumista capitalista. E por outro lado os recursos naturais não proliferam de maneira exponcial, sequer proliferam, o recurso mais essencial à vida humana, a água, se mantém na mesma quantidade desde que a Terra é Terra! Há que se ter cuidado com o que está agregado ao discurso de " desenvolvimento sustentável" e à quem ele interessa.

Bem, era para ser apenas uma apresentação para o texto que quero postar aqui do Leonardo Boff, acabei devagando....

Agora sim, aqui vai uma sugestão de leitura a todos:

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=29615

Leiam e comentem!

[]´s

Propriedade Privada

23 de setembro de 2007

Oeee, aqui estou eu novamenteee :B

bom, não vou repetir tuuuudo o que foi dito no meu post anterior, entãoo aí vai..

Programação: Durante essa semana analisamos diferentes textos, e observamos diferentes pontos de vista sobre propriedade privada.
Escolhemos a trilha sonora para nossa apresentação visual/corporal, fizemos um 'boneco' do que iremos apresentar, e colhemos material para a discussão final.

Dica: Bom, eu andei pesquisando alguns vídeos, mas é muito difícil achar algo que preste, vou postar um aqui, que eu achei 'legal', apesar de não ter nada extraordinário e apesar de eu discordar de algumas partes o/
Outra Dica: O site http://www.adital.com.br/ , de notícias da América Latina e Caribe, pode ser uma boa fonte de pesquisa (:

Só pra lembrar: "A propriedade é um istituto mutante no tempo"

"O fim da Propriedade Privada pode ser uma utopia, mas hoje, mais do que nunca, devemos ser realistas e exigir o impossível"
boa pesquisa, e boa semana de prova :*